Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Agricultores familiares do município de Urucará, a 261 quilômetros de Manaus, encerraram nesta segunda-feira (13) uma importante etapa para o acesso ao crédito rural. Em uma semana de mutirão promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), foram elaborados 14 projetos que somam uma demanda superior a R$ 362 mil em financiamentos voltados exclusivamente para a agricultura.
A ação teve o apoio da Prefeitura de Urucará e foi realizada na Unidade Local (UnLoc) do Idam no município, com foco em agricultores familiares que buscam recursos para investir em equipamentos, insumos e custeio da produção rural.
A engenheira agrônoma Bianca Figueiredo, integrante da equipe da Gerência de Apoio ao Crédito Rural (Gecrer) do Idam, explicou que os projetos já foram encaminhados à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). “Com os projetos elaborados e encaminhados à Afeam, ficamos no aguardo da liberação do recurso, que fica a cargo da agência e que pode ser disponibilizado até novembro”, afirmou.
A iniciativa é parte de um esforço do Idam para ampliar o acesso ao crédito rural nos municípios do interior, fortalecendo o setor primário com foco na sustentabilidade e geração de renda.
A edição deste mutirão, no entanto, teve um recorte específico: os projetos foram elaborados apenas para agricultores, como explicou a engenheira agrônoma. “Como já estamos no período de defeso do tambaqui e, a partir de 15 de novembro, entraremos no período de defeso de mais oito espécies, não está autorizada a solicitação de crédito rural para a pesca artesanal. Por isso, a ação foi destinada a agricultores”, destacou.
Para municípios vizinhos como Urucurituba, a expectativa é que ações semelhantes possam ser replicadas, uma vez que a demanda por crédito rural na região tem crescido, especialmente entre pequenos produtores. O modelo de mutirão permite acelerar a análise técnica dos projetos e agilizar o acesso ao financiamento rural.
Com a previsão de liberação dos recursos até o final de novembro, os produtores contemplados devem iniciar as atividades planejadas ainda neste ano, impulsionando a economia local e o desenvolvimento sustentável da agricultura no município.
Com informações da Assessoria*
Por Victoria Medeiros, da Redação
Foto: Divulgação/Idam